domingo, 16 de junho de 2013

Possível interpretação da música “Já sei namorar”, dos Tribalistas

Podemos interpretar a letra da música da seguinte maneira:

1. Trata-se dos pensamentos e expectativas do adolescente sobre as relações afetivas e do desejo de liberdade e responsabilidade por si próprio.

2. “Já sei namorar
     Já sei beijar de língua
    Agora só me resta sonhar”

Sabe quando a mãe, o pai, ou qualquer outra pessoa diz alguma coisa a um adolescente e ele responde “já sei!”? Pois é! Mas ele não sabe de fato. O que ele quer é provar que não é mais criança, já sabe muitas coisas e é capaz de ter responsabilidade por seus próprios atos. Ele já sabe muitas coisas, mas ainda não tem ideais. Falta sonhar, ou, pensar realmente em suas ações. Já sabe aonde ir, onde ficar, mas ainda não pode sair.

3. “Já sei chutar a bola
    Agora só me falta ganhar
    Não tenho juiz
    Se você quer a vida em jogo
    Eu quero é ser feliz”

A música aproveita o fato de o Brasil ser conhecido mundialmente como “o país do futebol”, para construir uma alegoria entre esse esporte e o tipo de relacionamento do adolescente. Ele já sabe jogar, mas não tem juiz; já sabe namorar, mas não quer nenhum compromisso. Ele relaciona felicidade com falta de compromisso, o famoso ato de “ficar” com alguém, ou várias pessoas. A mesma ideia é constatada no trecho:

“Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo é meu também”

4. “Não tenho paciência pra televisão
     Eu não sou audiência para a solidão”

Nesse trecho, observamos uma crítica à mídia e/ou à alienação dos jovens em relação à tecnologia, que passam horas perdendo seu tempo em frente à TV computador, videogame. E que isso é uma maneira de permanecer solitário. Hoje, com o aumento da utilização de redes sociais, o relacionamento passou a ser virtual, muitas vezes, até, superficial, mantendo as pessoas em casa, despreparadas para lidar com relacionamentos no mundo real.

5. O final da música mostra a falta de compreensão dos próprios sentimentos do adolescente. Ele está rodeado de emoções desconhecidas e informações imprecisas. Tudo é novo, tudo é intenso. “Tô te querendo como se quer”, ou seja, como se espera querer alguém. Um sentimento intenso, mas impreciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário