Público
alvo: 9°
ano
Objetivos:
- despertar a sensibilidade para o texto literário;
- desenvolver a habilidade de construir inferências, interpretar um texto oralmente e relacionar realidade e literatura.
Duração: 2 aulas
Observação: esta é uma Situação
de Aprendizagem iniciada no curso presencial “Melhor Gestão, Melhor Ensino”,
visando o desenvolvimento das competências de leitura. Obviamente, cabem outras
propostas, incluindo o desenvolvimento das competências de escrita, também.
Atividade 1
- Assistir ao videoclipe
da música "Já sei namorar", do grupo "Tribalistas":
http://www.youtube.com/watch?v=smwj7ISnwXM
Já sei namorar – Tribalistas
Já sei namorar – Tribalistas
Já sei namorar
Já sei beijar de língua
Agora só me resta sonhar
Já sei onde ir
Já sei onde ficar
Agora só me falta sair
Já sei beijar de língua
Agora só me resta sonhar
Já sei onde ir
Já sei onde ficar
Agora só me falta sair
Não tenho paciência pra televisão
Eu não sou audiência para a solidão
Eu não sou audiência para a solidão
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo é meu também
Eu sou de todo mundo
E todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo é meu também
Já sei namorar
Já sei chutar a bola
Agora só me falta ganhar
Não tenho juiz
Se você quer a vida em jogo
Eu quero é ser feliz
Já sei chutar a bola
Agora só me falta ganhar
Não tenho juiz
Se você quer a vida em jogo
Eu quero é ser feliz
Não tenho paciência pra televisão
Eu não sou audiência para a solidão
Eu não sou audiência para a solidão
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo é meu também
Eu sou de todo mundo
E todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo é meu também
Tô te querendo
Como ninguém
Tô te querendo
Como Deus quiser
Tô te querendo
Como eu te quero
Tô te querendo
Como se quer
Como ninguém
Tô te querendo
Como Deus quiser
Tô te querendo
Como eu te quero
Tô te querendo
Como se quer
Atividade
2
- Discutir com os
alunos sobre a música “Já sei namorar”. Eles gostaram? Já a conheciam? O que
entenderam da letra?
- Falar da
expectativa do adolescente sobre o relacionamento. O que eles pensam? Como eles
agem? Quais são as expectativas deles? O objetivo dessa discussão é fazer uma
ponte com o texto “Meu primeiro beijo”, de Antonio Barreto, que será lido mais
adiante.
Atividade
3
- Revelar, agora,
apenas o título do texto e o nome do autor.
- Quais são as expectativas
dos alunos? O que eles esperam encontrar no texto? O que vai acontecer? Do que
trata o texto?
- Falar brevemente de
Antonio Barreto.
Antonio
Barreto (Antonio de Pádua Barreto Carvalho) nasceu em Passos (MG) em 13 de
junho de 1954. Reside em Belo Horizonte desde 1973. Morou também em algumas
cidades do Oriente Médio, onde trabalhou como projetista de Engenharia Civil,
na construção de estradas, pontes e ferrovias. Tem vários prêmios nacionais e
internacionais de literatura, para obras inéditas e publicadas, nos gêneros:
poesia, conto, romance e literatura infanto-juvenil.
Disponível: http://palavrarte.com/equipe/equipe_antbarreto.php.
Acesso em 16/06/13.
Atividade
4
- Formar duplas,
observando se os alunos com mais dificuldade em aprender estão com os que têm
mais facilidade.
- Pedir que eles
leiam o texto em silêncio, marcando palavras e expressões desconhecidas.
Atividade
5
- Ler o texto em voz
alta para os alunos, se possível, dramatizando-o.
Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É
difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E
sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele
sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos
virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não
sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos
seus milhares de bilhetinhos:
"
Você é a glicose do meu metabolismo.
Te
amo muito!
Paracelso"
E
assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele.
Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto
maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance
pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No
dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus,
veio com o seguinte papo:
-
Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas
ele continuou:
-
Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12
calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou
coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
-
A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de
albumina; 0,18 g de substâncias orgânicas; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg
de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí
o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos,
tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu
descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e
brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente.
Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração
ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força,
e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E
de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto ,
juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci,
cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos
apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e
voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram,
depois diminuíram... e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo.
Mas foi inesquecível!
BARRETO,
Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD,
1977. p. 134-6.
Disponível:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430.
Acesso em 16/06/13.
Atividade
6
- Perguntar aos
alunos o que acharam do texto. Eles já o conheciam? Gostaram? Não gostaram? Por
quê? Em algum momento se identificaram com algum personagem?
- Fazer a verificação
das hipóteses de leitura levantadas na Atividade 3. Elas foram confirmadas?
Aconteceu o que se esperava?
- Verificar com os
alunos o sentido dos termos marcados por eles na Atividade 4. Observar se eles
marcaram as seguintes expressões e comentar: “o Cultura Inútil”, “estávamos
virgens nesse assunto”, “o Culta”, “você é a glicose do meu metabolismo”, “Paracelso”,
“salivando seus perdigotos”, “o bactéria falante”, “o abismo do primeiro
beijo”.
Atividade
7
- Construir com os
alunos a sequência dos fatos da história, enumerando-as na lousa (uma frase por
parágrafo, por exemplo). Essa atividade tem como objetivo despertar no aluno a
habilidade de resumir e recontar o texto, da sua maneira.
Atividade
8
- Discutir com os
alunos o desfecho da história. O que aconteceu? Por que o autor escreveu desse
jeito? Qual seria sua intenção?
Atividade
9
- Discutir as seguintes
questões:
- No texto, a experiência do primeiro beijo se dá a partir do ponto de vista feminino ou masculino?
- De quem foi a iniciativa do beijo?
- Nos dias de hoje, de quem costuma ser a iniciativa?
- Homens e mulheres são vistos do mesmo modo ao tomarem a iniciativa do primeiro beijo? Por quê?
- Existe algum preconceito em relação às mulheres que tomam a iniciativa em um relacionamento? Por quê?
- Na opinião dos alunos, de quem deve ser a iniciativa do primeiro beijo?
Atividade
10
- Propor aos alunos a leitura do texto “O
primeiro beijo”, de Clarice Lispector, disponível no site: http://pensador.uol.com.br/clarice_lispector_o_primeiro_beijo/
- Propor a leitura do livro “Balada do
primeiro amor”, de Antonio Barreto.
Bibliografia:
ROJO,
Roxane. Letramento e capacidades para a cidadania. São Paulo: CENP, 2004.
Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.
DOLZ,
Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita -
elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). Caderno do
curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino”. p. 41-69.
Não
deixe de ler:
- Um texto divertidíssimo sobre os perdigotos
de Igor de Oliveira Costa: http://www.oopinativo.com.br/2011/09/perdigotos.html
- Quem é Paracelso: http://www.brasilescola.com/quimica/paracelso-cientista-saude.htm
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